Tour Cervejeiro de Petrópolis

A cervejaria Bohemia.

Meus amigos sabem muitíssimo bem. Definitivamente não sou cervejeiro, bebo sim, gosto e sei apreciar a arte de um sabor atraente, diferente e por algumas vezes libertador e desestressante.

Minha bebida ? Bem, vamos deixar para um próximo post e desde já prometo compartilhar meu namoro, noivado e casamento com a tal bebidinha que os mais próximos sabem que gosto e muito.

Recentemente tive a inusitada a oportunidade de conhecer o espaço, ter o prazer do guiamento e me espantar com as saborosas opções para inumeros tipos de paladares e até alguns mais exigentes, os referidos amigos acima, já me apontariam.

Então resolvi escrever esse post, surpreendente para mim e muitíssimo valioso para alguém que gosta sim, eventualmente de uma cervejinha.

A grande surpresa, entrei gostando, percorri gamando e saí como alguém que ganhou um fabuloso brinquedinho novo.

Então, vamos a minha experiência cervejeira.

O Tour :

O Tour da cervejaria Bohemia percorre 16 espaços diferenciados, cronológicamente distribuídos. Alguns deles tivemos a companhia de monitores que nos contavam histórias, informações e curiosidades.

Entre os corredores que nos levavam aos ambientes, as placas e o ótimo papo com os monitores aguçavam e criavam boas expectativas. Sobretudo para alguém, no caso eu, que pouco é cervejeiro.

Surpreendente !

Ainda na recepção, iniaciamos a primeira degustação. Após um vídeo de introdução fomos levados a esse mágico, fabuloso e saboroso universo da Bohemia.

Lendas, histórias e influências na sociedade estão espalhadas por todo o corredor que percorremos.

A conservação a frio, as tentativas de produção em maior escala nos mosteiros e muitas outros contos e causos, que desde já despertam e alimentam nossos paladares para as provas e suas diversas elaborações, são contadas e, com certeza é muito interessante. Tudo isso, cuidadosamente apresentado de forma pausada e numa perfeita linha do tempo.

O plus, com informações bilíngues. Gosto disso, valoriza e podemos levar um estrangeiro.

Numa sequência, nos foi apresentada a história das cervejarias no Brasil. Produção, filtração, maturação, resfriamento, envelhecimento, armazenamento e outras informações, no que se refere a elaboração de uma boa cerveja no Brasil.

Somos levados aos diversos tipos de copos, que valorizam ainda mais o sabor de cada tipo de cerveja e os monitores ilustram o renascimento das cervejas artesanais, tão em voga, hoje no país e no mundo.

Um irrecusável convite para nos deliciarmos com os fabulosos aromas das leveduras e satisfazer nossos paladares, ainda que os mais exigentes com as degustações dos lúpulos. Fiquei, de fato, encantado e querendo conhecer mais, com certeza depois dessa primeira e inesquecível introdução no universo cervejeiro, quero conhecer nossas outras fantásticas fábricas de cervejas, que venha a Rota Cervejeira dasa Serras do Rio de Janeiro. Acho que para um iniciante estou bem na foto.

O tour cervejeiro na Bohemia é encerrado com maestria, diante de tantas informações e apreciações.

Duas ótimas notícias :

A primeira é que há banheiros durante a visitação, logo bebemos sem receio de nos apertar.

A segunda é que a Amigos pelo Mundo, tem esse roteiro e quer ter o prazer de te levar para essa maravilhosa experiência !